Imprima e monte os CUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu CubinhoKids > Animais > Baleia

Imprimir e montar CubinhoKids > Animais > Baleia

Saiba mais - Baleia

Imagine você e seus amiguinhos brincando em cima da língua de uma baleia-azul! Só imagine, pois papai e mamãe não iriam deixar. Mas, imaginando que hoje eles estejam de bom humor, quantos amiguinhos você convidaria?

Cinco, dez, vinte? Que tal cinquenta se for um pega-pega? E para a brincadeira de estátua, talvez caibam mais cinquenta amigos! Porém precisam ficar paradinhos, pois vai que a baleia-azul tem cócegas na língua e decida expulsar todo mundo através do seu espiráculo.

Vale lembrar, é só imaginação... Mas iria ser da hora, pois o jato d'água de uma baleia cachalote pode ultrapassar os 10 metros de altura! Uau! Que parque de diversões radicais!

As baleias pertecem à ordem dos cetáceos e são os maiores mamíferos do planeta Terra! Pode-se dizer que a baleia-azul é o maior ser vivo de todos os tempos, superando até mesmo o maior dos dinossauros, o quadrúpede e herbívoro argentinossauro.

E já imaginou se não fossem animais aquáticos? E morassem no Pantanal ou na Mata Atlântica? Aí sim, hein!

É coisa de cinema! E uma passagem bastante lúdica é o encontro de Marlin, o peixe-palhaço, e Dory, a cirurgiã-patela, com uma baleia-azul no filme Procurando Nemo (Finding Nemo - Pixar).

Com certeza, apesar dos sustos, eles se divertiram! E aprenderam que o alimento preferido das baleias é o krill, um crustáceo parecido com o camarão. E, de vez em quando, peixinhos e plâncton de algas.

Um segredinho, mas tem que guardar. Tem baleia banguela nadando por aí. Algumas espécies, como a própria baleia azul, a baleia jubarte, a baleia-fin, a baleia-de-bryde, a baleia minke e a baleia franca, não possuem dentes. No lugar deles, existem lâminas ou cerdas feitas de queratina - ou simplesmente de unha - que funcionam como um filtro.

Já o cachalote, a orca, o narval e a beluga são exemplos de baleias "dentuças"... Com ou sem dentes, elas comem muito, de 2 a 4 toneladas por dia, para nenhum glutão botar defeito. Um adulto levaria de 2 a 4 anos para comer o que uma baleia come em um único dia!

Ela é ou não é a maior? Apesar desta grandeza, muitas espécies correm risco de extinção. E todos já sabem a razão: a caça indiscriminada pelo ser humano.

O mesmo que é capaz de criar um clássico como Moby Dick (ou A Baleia), romance escrito por Herman Melville e publicado pela primeira vez em 1851. Nesta obra, uma imagem terá muito trabalho para valer mais que mil palavras...

Call me Ishmael.

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o cubinho online - Baleia

Brinque com o quebra-cabeça online - Baleia

Brinque com o jogo da memória online - Baleia

CUBINHOKIDS DO DIA 14/04/2011

Mais cubinhos
Urso Polar
Coelho
Cachorão
Labrador
Raposa
Tigre
Calopsita
Javali
Girafa
Preguiça
Pinguim
Cachorro
Liberdade
Avestruz
Pombos em alta tensão
Pintinho
Hipopótamo
Leão
Lobo-guará
Panda Noel
Siga-nosTwitterFacebook
CUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 25/09/2017, com 539 cubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!