Imprima e monte os CUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu CubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Cangaceiro

Imprimir e montar CubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Cangaceiro

Saiba mais - Cangaceiro

Herói ou vilão? Mocinho ou bandido? Chapéu de couro de abas largas e dobradas com ornamentos em ouro e prata, casacos e calças com muitos adereços, cartucheiras bordadas e uma peixeira em punho. E os óculos? Será que todos os cangaceiros tinham miopia?

Os óculos são uma "marca registrada" em alusão a Lampião, considerado o Rei do Cangaço. Muito se discute sobre a verdadeira intenção destes homens e mulheres do sertão nordestino que iam de vila a vila, povoado a povoado para saquear. Seriam eles uma versão brasileira de Robin Hood, o fora-da-lei inglês que tirava dos ricos para dar aos pobres?

Na região da caatinga dominada por coronéis latifundiários e castigada pela seca que trazia consigo a fome e a miséria, o cangaço poderia ter sido a maneira encontrada de luta pela sobrevivência.

Deixando as polêmicas e controvérsias de lado (isso fica para mais tarde com os professores de história), é interessante notar o caráter cultural e, por quê não, fashion das roupas e símbolos utilizados pelos cangaceiros. E também pelas cangaceiras. Ou vocês acham que Maria Bonita, esposa de Lampião, não era vaidosa? Ainda mais com esse apelido.

Signo de Salomão, cruz de malta, oito deitado representando o infinito, flor de lis são alguns dos símbolos encontrados nas suas roupas típicas. O livro Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço, do escritor Frederico Pernambucano de Mello e prefácio de Ariano Suassuna, explora este outro lado da história de muito xaxado.

E xaxado lembra a música Festa do Interior (Moraes Moreira e Abel Silva), interpretada pela baiana Gal Costa e também pela paraibana Elba Ramalho. A contribuição do cinema vem de Lima Barreto com o filme O Cangaceiro e dos Trapalhões Didi, Dedé, Mussum e Zacarias estrelando o filme O Cangaceiro Trapalhão. Com direito a galinha dos ovos de ouro, zumbi, bruxa-fada e muitas outras confusões.

Para contar os feitos, o jornal em forma de poesia, a literatura de cordel, muito popular na região. E que se completa com as xilogravuras, uma técnica de gravação em relevo parecida com o carimbo que usa a madeira como matriz.

A viagem encantada pelo nordeste dos cangaceiros termina aqui. Os próximos destinos terão os seguintes guias de turismo: homem das cavernas, gladiador e ninja. Mochila e cantil prontos?

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o cubinho online - Cangaceiro

Brinque com o quebra-cabeça online - Cangaceiro

Brinque com o jogo da memória online - Cangaceiro

CUBINHOKIDS DO DIA 11/04/2011

Mais cubinhos
Irmãos Gemini - Menino Verde
Sorveteiro
Piloto de Corrida
Irmãos Gemini - Garota Espacial
Caipira Violeiro
Garota Misteriosa
Bebezinha
Guricaixa
Lucha Libre
Menininha Feliz
Rei
Menina Caipira
Adeus 2011
Pipoqueiro
Primeiro Ministro
Padeiro
Vidente
Cabeleireira
Zumbi Thriller, M.J.
Gladiador
Siga-nosTwitterFacebook
CUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 20/07/2017, com 539 cubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!