Imprima e monte os CUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu CubinhoKids > Folclore e Mitologia > Negrinho do Pastoreio

Imprimir e montar CubinhoKids > Folclore e Mitologia > Negrinho do Pastoreio

Saiba mais - Negrinho do Pastoreio

Por que algumas pessoas não têm respeito pelas outras pessoas? Tão importante quanto cuidar da natureza é saber olhar para si mesmo e entender que todos os sentimentos são, no fundo, iguais para todos os seres humanos.

Alegria, amor, medo, dor. A lenda do Negrinho do Pastoreio é uma lição do folclore para o mundo inteiro.

Mais importante do que a história, que tem passagens muito cruéis, é aprender desde cedo que tudo tem limite. Assim como a porta de casa, existe um espaço invisível que não pode ser ultrapassado entre as pessoas sem que elas digam: sim, você pode!

Parece muito simples, não é mesmo? Mas ao longo dos tempos, não foi exatamente o que aconteceu. Foram as guerras mundiais, conflitos entre países, nações e povos que duram até hoje e provavelmente irão durar para sempre.

Ah, e também as brigas de trânsito, as furadas de fila, aquela frase imperativa em forma de pergunta para saber com quem a outra pessoa está falando. Dependendo do ponto de vista, quanto trabalho (des)necessário para Iustitia...

A lenda do Negrinho do Pastoreio é proveniente do sul do Brasil de uma época na qual as pessoas faziam as outras de escravas. Isso mesmo: escravos de verdade e não no sentido que as pessoas usam hoje quando falam do seu trabalho.

Que brincadeira é essa? As crianças sabem muito bem que quando um não quer, dois não brigam, que a brincadeira só é legal quando todos se divertem, o valor da amizade.

Apesar da escravidão ter sido abolida no Brasil em 13 de maio de 1888 através da Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, será que ela foi suficiente para que surgisse um respeito mútuo?

Ou somente quando acontece algo sobrenatural como na lenda do Negrinho do Pastoreio? Transformou-se em uma nuvem, em um anjo. Dizem que toda criança tem um anjinho para olhar por ela.

O que será que acontece quando a criança cresce e se torna um adulto? Talvez o melhor a fazer então é pedir aos anjinhos para fazer hora extra...

Mas retribuindo direitinho e com muito respeito. Afinal, escravos somente os de Jó...

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o cubinho online - Negrinho do Pastoreio

Brinque com o quebra-cabeça online - Negrinho do Pastoreio

Brinque com o jogo da memória online - Negrinho do Pastoreio

CUBINHOKIDS DO DIA 20/08/2011

Mais cubinhos
Boto cor-de-rosa, a lenda
Boi-Bumbá
Curupira
Oni
Daruma
Bruxa
Centauro
Saci-Pererê
Boitatá
Cuca, a lenda
Duende
Siga-nosTwitterFacebook
CUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 26/09/2017, com 539 cubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!