Imprima e monte os CUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu CubinhoKids > Folclore e Mitologia > Saci-Pererê

Imprimir e montar CubinhoKids > Folclore e Mitologia > Saci-Pererê

Saiba mais - Saci-Pererê

Todas as crianças certalmente já ouviram falar do Saci-Pererê. O garoto travesso de uma perna só, o gorro vermelho mágico e o cachimbo... E essa fumacinha?

Ih, vão falar que é um mau exemplo para as crianças. Mas elas são inteligentes, conscientes e com a ajuda do papai e da mamãe saberão se cuidar e assim aproveitar o melhor do folclore.

É verdade. Em um momento em que as pesquisas médicas já provaram que algumas substâncias fazem muito mal à saúde, seria inevitável aprontar com o Saci-Pererê por causa do seu cachimbo, apagado ou não. E olha que ele tem um dia só para ele, o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, o mesmo do Halloween.

Porém, é preciso entender também que a lenda do Saci-Pererê é de uma outra época com outros costumes. E foi essa imagem do Saci que acabou sendo passada de geração para geração.

É a tal história. Se ao talento literário de Monteiro Lobato fosse acrescido o poder de viajar no tempo, ele talvez teria feito o Saci perder o cachimbo no meio da mata...

Ou quando estivesse fazendo tranças nas crinas dos cavalos. Alías, será que o Saci-Pererê já entendia de moda e de cabelos? Pois mestre cuca não iria ser de ser jeito nenhum queimando a comida...

E a perna, então? Dizem que o Saci tem apenas a esquerda porque não fazia as coisas direitinho, era sinistro. Ah, o que seria do futebol sem os jogadores canhotos? Os torcedores do Brasil, da Argentina e da Holanda sabem a resposta na ponta da língua...

Mas aí seria pedir demais a este escritor que deu uma enorme, uma giga contribuição à literatura infanto-juvenil com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo.

Ele não inventou o Saci e as demais figuras folclóricas brasileiras como o Curupira, a Mula sem cabeça, a Cuca e o Lobisomem, mas com certeza foi quem deu vida a estes personagens ao colocá-los dentro do universo imaginário de Pedrinho e Narizinho.

Uma outra fonte interessante sobre o folclore são os livros do historiador e antropólogo Luís da Câmara Cascudo: Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Dicionário do Folclore Brasileiro (1954).

No Dia do Folclore, que vem da palavra inglesa folk-lore (conhecimento popular), é preciso destacar também que além das figuras exóticas, dos monstros e suas lendas, o folclore é toda a cultura popular e suas tradições representadas também por danças como o boi-bumbá (ou bumba-meu-boi), o frevo, o samba de roda do Carnaval e a quadrilha da Festa Junina.

Por isso, a menina caipira, o garoto caipira e até mesmo a arara azul estão convidados para esta grande festa. E que tal chamar também o Ogro e o Minotauro?

That's all Folks!

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o cubinho online - Saci-Pererê

Brinque com o quebra-cabeça online - Saci-Pererê

Brinque com o jogo da memória online - Saci-Pererê

CUBINHOKIDS DO DIA 22/08/2011

Mais cubinhos
Duende
Boitatá
Centauro
Daruma
Curupira
Cuca, a lenda
Boto cor-de-rosa, a lenda
Boi-Bumbá
Negrinho do Pastoreio
Oni
Bruxa
Siga-nosTwitterFacebook
CUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 19/11/2017, com 539 cubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!